Onde houve a aparição de Jesus após a ressurreição? A Bíblia é contraditória

por Austin Cline, do About.com

Cristãos apontam a ressurreição de Jesus como um dos diferenciais do cristianismo em relação às demais  religiões. Porque, afinal, os fundadores de outras religiões, como Maomé e Buda, estão mortos, e só Jesus continua vivo. 

O curioso é que, embora a ressurreição de Cristo seja central na pregação do cristianismo, os autores dos evangelhos contam essa historia de maneira radicalmente diferente.

Primeira aparição 

Bíblia apresenta diferentes relatos
para a ressurreição de Jesus 
Apesar de a ressurreição de alguém ser obviamente  um evento importante, os evangelhos parecem não saber onde e quando Jesus apareceu pela primeira vez quando voltou da morte.

Em Marcos 16:14-15, Jesus aparece a Maria Madalena, mas não está claro onde. Em Mateus 28:8-9, aparece perto de seu túmulo. Lucas 24:13-15 relata que ele foi visto perto de Emaús, a quilômetros de Jerusalém. João 20:13-14 diz que a aparição foi no túmulo.

Quem vê Jesus primeiro

Em Marcos, a primeira aparição de Jesus foi para Maria Madalena e em seguida para os onze apóstolos. Também na  versão de Mateus, Madalena foi a primeira a vê-lo, mas em segundo lugar está outra Maria e finalmente os apóstolos. João confirma que Madalena foi quem Jesus viu primeiro, vindo em segundo lugar os discípulos sem Tomé. Na terceira aparição, Tomé estava entre os discípulos. Em Lucas, Jesus aparece inicialmente para dois apóstolos, em seguida para Simão. A terceira aparição foi para os apóstolos.

Reação das mulheres 

Os evangelhos concordam que o túmulo vazio foi encontrado por mulheres, mas não quanto à reação delas.

Em Marcos 16:08, as mulheres ficaram espantadas e com medo, silenciando-se em seguida. Em Mateus 28:6-8, elas saíram correndo "com grande alegria". Lucas 24:9-12 conta que elas procuraram os discípulos para dizer o que viram. Em João 20:1-2, Maria diz aos discípulos que o corpo tinha sido roubado.

Comportamento de Jesus

A primeira atitude de quem acaba de ressuscitar é obviamente significativa, mas nem quanto a isso os evangelhos concordam. Marcos 16:14-15 diz que Jesus apareceu para os “onze” [apóstolos] e pediu que fossem pregar pelo mundo. Em Mateus 28:9, Jesus permite que Maria e Maria Madalena abracem os seus pés. Mas em João 20:17, Jesus proíbe Maria de tocá-lo porque ele ainda não subiu ao céu. Uma semana depois, ele permite ser tocado por Tomé.

Dúvida 

A Bíblia também é contraditória sobre a repercussão da notícia da ressurreição.

Em Marcos 16:11 e em Lucas 24:11, todo mundo duvida e ou fica com medo, mas em seguida há o convencimento. Em Mateus 28:16, há dúvida, mas a maioria acredita. Em João 20:24-28, todos acreditam, exceto Tomé, que só se deixa convencer após ter uma prova física.

Subida para o céu 

Jesus subiu ao céu. Mas de onde, quando e como isso ocorreu?

Marcos 16:14-19 conta que ele e os discípulos estavam sentados em uma mesa ou perto de Jerusalém. Mateus 28:16-20 não faz o relato da ascensão, mas conta que os apóstolos se encontraram com Jesus para um monte da Galileia, de onde ele partiria para o céu.

Em Lucas 24:50-51, no mesmo dia da ressurreição, Jesus vai para o céu após um jantar. Mas em Atos 1:9-12, Jesus sobe após 40 dias.

Creditos:paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário