Apenas 1 em cada 10 cristãos adultos do Reino Unido se orienta pela moral religiosa, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Ipsos Mori sob encomenda da Fundação Richard Dawkins para a Razão e a Ciência.
A pesquisa mostrou que as pessoas que se declararam cristãs têm baixo nível de prática cristã. Do total deles, menos de 3 em cada 10 (28%) afirmam que acreditam nos ensinamentos do cristianismo.
A fundação foi criada pelo biólogo evolucionista e militante ateu Richard Dawkins. Trata-se de uma entidade cujo objetivo é apoiar a educação científica e pensamento crítico como forma de combate ao fundamentalismo religioso, superstição e intolerância.
De acordo com a pesquisa, os habitantes do Reino Unido foram mais propensos a se declararem cristãos no Censo de 2011 não por convicção, mas porque 72% deles foram batizados na religião cristã ou porque seus pais (38%) frequentam ou frequentavam um templo.
O instituto apurou outros dados sobre o pouco empenho dos “cristãos” nas práticas de sua religião.
Exemplos:
- Um a cada seis admitiu nunca ter lido a Bíblia fora de um culto.
- No último ano, a maioria (60%) não leu por iniciativa própria nenhum trecho bíblico.
- Dois terços (64%), em uma questão com quatro respostas a escolher, não assinalaram que Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento.
- Apenas um quatro (26%) afirmou que acredita no poder da oração.
- 27% dos “cristãos” disseram que também acreditam em astrologia e reencarnação. 36% creem em fantasmas e 64% no destino.
- Somente um terço (32%) acredita que Jesus ressuscitou fisicamente.
- Um a cada cinco (18%) não crê na ressurreição, mesmo em um sentido espiritual.
- Quase metade (49%) não pensa em Jesus como Filho de Deus. E 1 em 25 (4%) duvida de que Jesus tenha existido.
FONTE - PAULOPES
Nenhum comentário:
Postar um comentário