Blog católico anônimo promove caça a professor ateu da PUC-PR

Tortura da Santa Inquisição
Forquilha que a Santa Inquisição
punha no herege que falava demais

O blog católico Fratres in Unum, cujos responsáveis se mantêm no anonimato, está promovendo uma caça ao professor de filosofia Francisco Verardi Bocca, da PUC do Paraná.

Fratres in Unum publicou no dia 18 de outubro uma carta de um estudante seminarista, também anônimo, criticando o professor por ter afirmado durante uma aula que “a Eucaristía é um baseado, que o padre vai passando de mão em mão… É uma droga lícita…”

“Tal fato foi denunciado à direção do curso, à reitoria e ao arcebispado, contudo, nenhuma atitude foi tomada”, diz o anônimo. 

O blog se diz “jornalístico”, mas até agora não ouviu o “outro lado”, o professor, embora ressalte que Bocca é um “ateu declarado e militante do ateísmo freudiano”.

Para o seminarista, foi uma infâmia o professor ter mostrado aos alunos em um filme  uma “mulher nua” com a expressão de gozo, o qual, segundo ele, foi comparado com o gozo da Pietá, “ao ter o filho morto em seus braços”. 

Como na época da Santa Inquisição, o seminarista chegou a pedir a aplicação do direito canônico contra o professor por causa de suas “piadas difamatórias e comentários blasfemos”. 

Uma das supostas piadas seria a de que Bento 16 é um papa tão ruim, “que nem Deus gosta dele”, porque foi “escolhido para ficar só alguns dias e está aí, há tantos anos”. 

A carta afirma que o professor está causando “revolta por parte dos alunos, religiosos e leigos”, mas não cita sequer um único nome dos supostos descontentes. 

O jornal “O Estado de S.Paulo” informou que representantes do papa teriam questionado a direção da universidade. Também publicou que professores mandaram à reitoria uma carta aberta onde criticam qualquer tipo de cerceamento à liberdade.

Em nota, a universidade reafirmou a independência do corpo docente e lembrou que a “universidade é um lugar de debate e de discussões da ciência, que preza o pluralismo ético, filosófico e religioso, características que fazem parte do que é ser acadêmico”. 

Nenhuma dessas repercussões saiu no blog “jornalístico”. 

CRÉDITO - PAULOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário