Filipinos chamam de 'demônio' artista que exibe crucifixo com pênis

O artista filipino Mideo Cruz (foto), 37, já esperava que a sua proposta de reflexão sobre como a idolatria se modifica na história fosse causar polêmica, mas não previu que seria chamado de “demônio” e fosse receber por e-mails ameaças de morte de católicos. 

Na instalação “Poleteismo” ou “Politeísmo”, ele expôs pôsteres de Jesus Cristo e da Virgem Maria e crucifixo para lembrar os 300 anos do domínio espanhol nas Filipinas e a introdução do catolicismo no país. Junto, para mostrar a atual influência do imperialismo americano, colocou imagens de Mickey Mouse, da Estátua da Liberdade e do presidente Barack Obama.

Os católicos não gostaram de ver a figura de Cristo associada a sexo, principalmente de um enorme crucifixo que possui um pênis móvel iluminado.

"Que a sua alma queime no inferno”, escreveu no Facebook um católico. O professor Emmanuel Fernández comentou que a obra zomba da crença da maioria da população. “É ofensiva.”

Cruz lamentou que os críticos raivosos tivessem feito uma leitura superficial de sua obra, deixando de entender a mensagem de que o culto àqueles objetos evidencia "como nós somos criados por nossos deuses e ídolos”.

A instalação de arte está sendo exibida no Centro Cultural das Filipinas.

Karen Ocampo-Flores, diretora do departamento de artes visuais do centro, tem resistido até agora à pressão para proibir a exposição. O que está havendo, segundo ela, é uma histeria moralista por parte de religiosos.

“A fé das pessoas tem de ser respeitada, mas, em contrapartida, todos têm de tolerar o ponto de vista dos outros”, disse.

Com informação das agências.Paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário