Ibope revela que 77% dos evangélicos são contra a união de casais gays

Os evangélicos (incluindo quem se declara protestante) são o grupo religioso que mais repudia a união de casais de pessoas do mesmo sexo. Deles, 77% são contra esse tipo de união, de acordo com pesquisa nacional feita pelo Ibope entre os dias 14 e 18 de julho com 2.002 pessoas de 142 cidades.

Os católicos estão divididos: 50% são favoráveis à união estáveis entre homossexuais e 50%, contra. Praticamente, o mesmo ocorre entre os ateus, com 51% e 49%, respectivamente.

No grupo das pessoas que se declararam de “outras religiões”, 60% são favoráveis à união homoafetiva e 40% contra.

Na média, 55% dos brasileiros são contra esse tipo de união. Ou seja, se dependesse de um plebiscito, a união estável entre casais do mesmo sexo – recentemente legalizada pelo Supremo Tribunal Federal -- não seria aprovada.

O mesmo vale para a adoção de criança por casais homossexuais. A rejeição é maior por parte dos homens, com 62%, e entre as pessoas maiores de 50 anos (70%).

A rejeição declina quando se trata da convivência com os homossexuais. Dos entrevistados, 73% afirmaram que não se afastariam de quem dissesse ser homossexual. Do total, 24% afirmaram que afastariam muito ou pouco e 2% não souberam responder.

A pesquisadora Laure Castelnau disse que os resultados mostram que os brasileiros de maneira geral não têm dificuldades em se relacionar no dia a dia com os homossexuais, como amigos e profissionais, mas são conservadores em relação à igualdade de direitos reivindicada por esse segmento da sociedade.

Com informação do Ibope.
creditos:paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário